Blog

Ervital parceira em projecto de I&D - Waste2Value

Ervital parceira em projecto de I&D - Waste2Value

Projeto Waste2Value

A Ervital, é mais uma vez parceira em projectos de Investigação e Desenvolvimento, contribuindo dessa forma para uma constante constante melhoria do conhecimento e meio ambiente.

O projecto em questão, designado de Waste2Value, aprovado no âmbito dos Grupos Operacionais, medida gerida pelo PDR2020. Trata-se de um projeto a realizar em cooperação com o envolvimento de nove entidades públicas e privadas da região centro do país, nomeadamente: ADDLAP- Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva; Instituto Politécnico de Viseu; Universidade de Aveiro; Ovargado, S.A; Indumape - Industrialização de Fruta, S.A.; Silvex - Indústria de Plásticos e Papéis, S.A.; ANCOSE Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela; Ervital - Plantas Aromáticas e Medicinais, Lda; e a Vasco Pinto & Agostinho Sousa, Lda Agricultura Biológica.

Pretende-se criar uma parceria de interesse para as empresas agrícolas e pecuárias e indústria de ACA, em colaboração com investigadores da UA e IPV para valorizar subprodutos de origem vegetal e efluentes animais. Procura-se minimizar o impacto ambiental e valorizar subprodutos agrícolas, cujo valor económico é residual, através de um processo holístico e sustentável de obtenção de compostos e materiais diferenciados. Pretende-se um processo único de extração sequencial, aplicado ao conjunto de subprodutos, que englobe a grande heterogeneidade sazonal decorrente da atividade agrícola e dos critérios de aceitação de hortofrutícolas que entram nos circuitos de distribuição.

Mais informação pode ser consultada no site do projecto em www.waste2value.pt